1) CORTE_ Nunca corte totalmente seu gramado (altura inferior a 3cm) com o objetivo de reduzir as vezes em que serão necessários os cortes. A grama, quando muito baixa, facilita a entrada de pestes e ervas daninha.
2) NUTRIÇÃO_ Para manter-se sadio, o gramado precisa ser adubado periodicamente. Em geral, o melhor período para adubar são os meses chuvosos, ou seja, entre novembro e junho, no Amazonas.
3) IRRIGAÇÃO_ A necessidade de água de um gramado depende de fatores como a capacidade de escoamento do solo e o clima da região, em geral gramas do tipo Batatais e Esmeralda necessitam de regas apenas nos meses mais secos aqui na região (julho, agosto e setembro).
4) SANIDADE_ As ervas daninhas podem impactar negativamente no gramado, já que elas acabam roubando os nutrientes presentes no solo, a água, o espaço e a luminosidade da grama. O ideal é combater as ervas (catação manual retirando-as pela raiz) sempre que aparecerem. O corte frequente (a cada vinte ou no máximo 30 dias) e na altura correta (em média 3cm) ajudam bastante na prevenção do problema.